Análise descritiva do jogo como ferramenta de aprendizagem do patrimônio cultural: estudo de caso

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Mariela Monserrath Barbecho-Benalcázar
Jorge Luis Uyaguari-Guamán
Ángel Torres-Toukoumidis

Resumo

Estudos anteriores demonstraram que o jogo é um dos meios de transmissão de costumes que se manifesta em todos os seres humanos. Portanto, as salas de aula podem ser espaços lúdicos de transmissão de conhecimento e cultura. Assim, o objetivo desta análise é conhecer a influência das metodologias lúdicas na aprendizagem da cultura em crianças e adolescentes de dois estabelecimentos de ensino, determinando como o ensino favorece o desenvolvimento cultural. A pesquisa baseia-se em uma abordagem quantitativa de hipótese descritiva, com uma amostra de 80 alunos de duas Instituições de Ensino da cidade de Cuenca-Equador, para as quais foi aplicado um pré-teste e um pós-teste survey à atividade lúdica focada no cultura. Os resultados indicaram avanços significativos quanto ao interesse de crianças e adolescentes quanto ao uso de jogos para o ensino da cultura. Conseqüentemente, conclui-se que as metodologias lúdicas favorecem a aprendizagem cultural em sala de aula, devendo ser insistida em sua incorporação como didática formativa em sala de aula.

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Como Citar
Barbecho-Benalcázar, M. M., Uyaguari-Guamán, J. L., & Torres-Toukoumidis, Ángel. (2020). Análise descritiva do jogo como ferramenta de aprendizagem do patrimônio cultural: estudo de caso. Estudios Pedagógicos, 46(3), 33–44. https://doi.org/10.4067/S0718-07052020000300033
Seção
INVESTIGACIONES